COVID-19 e academia: quais cuidados tomar?

Após a reabertura das academias pós-lockdown, muitas pessoas ainda sentem inseguranças em frequentar o local com medo de se contaminarem. Principalmente, após o aumento dos registros dos números de casos da COVID-19.

Entretanto, seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos, o retorno às academias é, além de seguro, recomendável, uma vez que a atividade física regular é uma excelente aliada na manutenção da saúde.

Outro ponto a se destacar, é que as academias vem ganhando cada vez mais novidades tecnológicas capazes de ajudar na segurança de seus frequentadores.

Confira a seguir quais cuidados importantes para adotar nas academias e evitar se contaminar pelo novo Coronavírus!

Como treinar de forma segura?

Claro que para frequentar a academia e realizar o treino de forma segura exige alguns cuidados fundamentais. Confira os protocolos básicos para seguir na academia:

Uso de máscara

O uso de máscaras é obrigatório durante todo o treino. O ideal é que você tenha uma reserva, caso a que esteja usando molhe pelo suor. Pelo fato da Covid-19 ser transmitida por gotículas, o importante é não falar ao tirar a máscara para, por exemplo, beber água.

Respeite o tempo

Apesar de não ser mais uma obrigatoriedade, o tempo limite de permanência do local segue como recomendação. Assim, é possível evitar a aglomeração de pessoas na academia, reduzindo as chances de transmissão.

Fique atento ao termômetro

Também não é mais obrigatória a medição da temperatura na entrada, mas ao menor sinal de febre, verifique a temperatura. Isso porque a febre é um sintoma de Covid-19 — portanto, pessoas com temperatura elevada não devem ir à academia.

Limite de pessoas

Em várias cidades do país, não há mais a necessidade de restrição de capacidade máxima, entretanto, a distância segura exigida entre pessoas acaba limitando esse número naturalmente. Isso ajuda a manter o controle do fluxo de pessoas e diminuir a contaminação.

Distância segura

É consenso entre os especialistas que se deve manter pelo menos a 1,5 m de outras pessoas. Dentro desse espaço, é seguro que abaixe a máscara e se hidrate.

Ventilação adequada

Áreas abertas são sempre mais indicadas e seguras, entretanto, as academias climatizadas que seguem os padrões exigidos pelo alvará de abertura já são capazes de garantir uma circulação de ar adequada no ambiente.

Distribuição de álcool

A distribuição de álcool também é um item obrigatório nas academias. Além disso, o fornecimento de kits de limpeza com borrifadores de álcool e toalhas descartáveis são recomendados para realizar a higienização dos aparelhos antes e depois do uso.

Itens pessoais

De forma alguma compartilhe garrafas, toalhas, bebidas ou qualquer coisa que tenha contato com gotículas de saliva e suor de outras pessoas. Leve todo seu equipamento de itens pessoas da sua casa para a academia.

Vale ressaltar que pessoas que apresentem sintomas de gripe ou Covid-19 não devem frequentar a academia até a remissão dos sintomas.

Softwares para academias

Outra alternativa eficiente é aliar a tecnologia à saúde e segurança. Os softwares para academias, além de trazer facilidades, como acompanhamento personalizado, avisos, cobranças, renovação de matrículas, horários de aulas muito mais, pode ser mais uma ferramenta capaz de ajudar no controle da disseminação do vírus.

Utilizar o aplicativo para enviar lembretes dos protocolos de segurança, horários especiais, marcação de aulas coletivas, horários de pico da academia e facilitar a comunicação entre estabelecimento e clientes é fundamental para manter uma comunicação e, assim, seguir todas as recomendações necessárias, trazendo segurança a todos os envolvidos.

Sem dúvidas, um bom software para academia pode ser um grande aliado nessa tarefa, com inúmeras funcionalidades e recursos. Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto ou quer contratar um bom software para sua academia e trazer facilidade e segurança aos seus alunos, entre em contato conosco agora mesmo.

Estamos prontos para te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *