Os principais exercícios de uma academia e os aparelhos utilizados

Muitas pessoas acabam se sentindo envergonhadas de frequentar as academias por não saberem realizar os exercícios e equipamentos da maneira correta. Mas, isso não deveria acontecer, já que todos passaram por esse momento inicial de aprendizagem.

A indicação e execução dos exercícios deve ser feita por profissionais de Educação Física devidamente capacitados para garantir a segurança de todos os alunos.

Isso significa que uma boa academia irá fornecer todas as orientações necessárias para realizar os exercícios, sem exigir que os alunos já tenham algum conhecimento sobre o assunto.

Para ajudá-los a conhecer melhor sobre os principais exercícios das academias e os aparelhos utilizados e para que você já esteja um pouco familiarizado com o ambiente, separamos alguns exemplos. Confira!

Principais exercícios e aparelho em academias:

Halteres: os exercícios com halteres podem ser adaptados para os diversos tipos de treinos. Por estar disponível em diferentes cargas, é necessário encontrar aquela ideal para cada um, de acordo com o exercício a ser realizado. É possível realizar exercícios como rosca direta, elevação lateral, elevação frontal, desenvolvimento e muitos outros.

Caneleiras: os exercícios com caneleira são ótimos para fortalecer os músculos dos membros inferiores, podendo adaptar o peso de acordo com a capacidade de cada um. Basta colocá-las na canela e realizar exercícios como glúteo quatro apoios.

Supino: o exercício supino é essencial para definição dos músculos dos membros superiores. Ele pode ser realizado com a barra, onde é inserido as anilhas na lateral com o peso desejado, ou com os halteres, segurando um de cada lado para realizar o movimento.

Agachamento: o agachamento é um exercício extremamente completo que trabalha os diferentes grupos musculares dos membros inferiores. Ele pode ser realizado com barra livre, barra no smith e com halteres. Uma outra vantagem do exercício de agachamento é que permite diversas variações, como agachamento sumo e agachamento terra, recrutando diferentes fibras musculares.

Esteira: um dos mais populares nas academias, as caminhadas ou corrida na esteira é um excelente exercício aeróbico. Além de auxiliar no processo de emagrecimento, traz outros benefícios à saúde, como diminuição de risco cardiovascular. É possível ajustar a velocidade da esteira para realizar o exercício em maior ou menor intensidade.

Flexão: a flexão também é um excelente exercício para membros superiores e abdômen, fortalecendo toda a musculatura envolvida. Para realizar a flexão de braço não é necessário nenhum equipamento, apenas a técnica correta para executá-la. Para os iniciantes, é indicado apoiar os joelhos no chão para auxiliar na realização do exercício.

Vale lembrar que cada exercício terá um número de séries e repetições indicado de acordo com o preparo físico do aluno. Para uma avaliação individualizada é importante o acompanhamento com profissional da área, evitando lesões ou outros possíveis transtornos.

Se você é iniciante ou possui algum problema de saúde, comece com calma e aos poucos vá aumentando a intensidade do seu treino.

O mais importante é não desistir na primeira tentativa e manter a constância até que a prática de exercícios físicos se torne um hábito.

Softwares para academia

Outra dica interessante que pode auxiliar os alunos e trazer mais segurança para frequentarem a academia são os softwares.

Através dele, é possível adicionar vídeos de simulação dos exercícios, notificações, acompanhamento de faltas, lembretes e muitas outras funções que auxiliam os alunos e os colaboradores do local.

Os softwares para academia têm se tornado uma ferramenta indispensável para as academias que querem proporcionar a melhor experiência possível ao cliente, dando todo o suporte e acompanhamento necessário de forma individualizada e personalizada.

Se você tem interesse ou deseja conhecer melhor os softwares para academias, navegue pelo nosso site ou entre em contato conosco para mais informações!

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