Exercício físico e envelhecimento

Com o passar dos anos, muita coisa no nosso corpo e organismo vai se transformando e alguns cuidados especiais se tornam necessários.


O envelhecimento traz consigo a incidência de diversas doenças, como hipertensão, osteoporose e diabetes, que acabam comprometendo a autonomia e a qualidade de vida dos idosos. O sedentarismo é considerado um fator de risco para essas doenças, enquanto a prática de atividade física regular promove o aumento da qualidade de vida e da saúde, além de outros inúmeros benefícios.


Outro problema da idade avançada é a perda da massa magra (também chamada de sarcopenia), que atinge homens e mulheres e contribui para diminuição da autonomia, o que torna fundamental manter os músculos em boas condições e preservá-los.


Confira algumas vantagens e benefícios do exercício físico no envelhecimento:

  • Fortalecer e preservar a musculatura;
  • Manutenção da densidade óssea;
  • Prevenção e diminuição de doenças cardiovasculares e pulmonares;
  • Combate osteoporose;
  • Ajuda no manejo de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e artrite;
  • Aumenta a autonomia;
  • Melhora a postura e flexibilidade;
  • Aumento do apetite;
  • Melhora a qualidade do sono.

Claro que quanto antes você começar a manter uma rotina de exercícios, uma vez que essa prática pode retardar o envelhecimento e aumentar a qualidade de vida e bem-estar ao longo dos anos.

Busque uma atividade física que você goste e com acompanhamento adequado por um profissional de confiança. Veja a seguir algumas opções:

  • Yoga


A prática de yoga na terceira idade tem aumentado nos últimos anos. Respeitar os limites do paciente é essencial, realizando vários exercícios de respiração, alongamento e meditação. Seus benefícios abarcam o fortalecimento muscular e ósseo, diminuição da ansiedade e controle da pressão arterial, melhora a coordenação motora, fortalece os pulmões e vários outros. Procure sempre um profissional de confiança para avaliar o caso.

  • Alongamentos


Praticar alongamento regularmente contribui para atenuar os efeitos naturais do envelhecimento. Essa prática reduz as tensões musculares, aumenta o bem-estar e a sensação de autonomia, auxilia no retardo da perda de flexibilidade, ativa a circulação e muitos outros benefícios. Ele também pode ser feito como preparação para outros exercícios, minimizando os riscos de lesões musculares. Use sempre roupas confortáveis e realize os alongamentos com calma.

  • Pilates


Por ser um exercício sem impacto, o método pilates para idosos se torna seguro. Ele trabalha corrigindo a postura e fortalecendo os músculos mais profundos, prevenindo até a incontinência urinária, muito comum nessa fase da vida. Outros benefícios que a prática de pilates oferece são: alívio de dor e estresse, melhora o equilíbrio, reflexo, mobilidade, previne lesões, retarda e mantém a massa magra e contribui para a manutenção óssea.

  • Musculação


Por último, mas não menos importante, temos a musculação. Ao contrário do que muitos pensam, a musculação pode ser uma excelente aliada no combate ao envelhecimento e preservação da autonomia. Ela ajuda a conter o processo de degeneração dos músculos, articulações e ossos. Além de diversos outros benefícios, ela evita a perda de massa magra, tão importante na terceira idade. Busque sempre o exílio de um profissional para guiar e orientar os melhores exercícios com segurança.


A prática de exercícios físicos precisa ser motivada o quanto antes, para que assim se tenha uma velhice saudável e minimize as chances de doenças crônicas não transmissíveis ou outras enfermidades comuns na idade. Invista na sua saúde e bem estar a partir de hoje mesmo!


Uma dica interessante para se manter motivado e constante na prática de exercícios físicos, é encontrar academias com sistema integrado, com aplicativos para auxílio nas aulas. Assim, você pode receber notificações e lembretes sobre aulas coletivas, horários, faltas e acompanhamento de perto da sua evolução.


O atendimento personalizado e individualizado é uma forma de garantir a aderência e constância. Busque um ambiente que você se sinta à vontade e tenha o suporte necessário para realizar os exercícios.


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