Como manter um estilo de vida saudável e a sua importância

Comece a cuidar mais da sua saúde hoje mesmo

Com o verão se aproximando, muitas pessoas buscam correr atrás do tempo perdido ao longo do ano para melhorar sua composição corporal e se sentirem mais à vontade e satisfeitas com o próprio corpo.

Entretanto, a maneira mais eficaz de ter o corpo almejado, sem abrir mão da sua saúde, é manter um estilo de vida saudável ao longo de todo ano. Alguns hábitos simples, mas altamente eficazes, se colocados em prática, já irão fazer toda diferença, tanto na estética, como na disposição.

Separamos neste artigo alguns dos principais hábitos para serem colocados em prática imediatamente para que você tenha boa disposição física e mental e, consequentemente, resultados estéticos favoráveis. Confira!

Qual a importância de manter um estilo de vida saudável?


Um estilo de vida saudável pode trazer mais benefícios do que você pode imaginar. Longe de ser apenas um objetivo estético, hábitos saudáveis trarão resultados para sua mente e corpo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde da seguinte forma: “O estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.” Sendo assim, manter uma rotina com hábitos que irão englobar todos esses fatores é essencial para manutenção da saúde e bem-estar.

Portanto, vários fatores podem impactar no seu estado de saúde, trazendo força, energia, disposição e segurança para encarar os desafios da vida.

Apesar de muito importante, esses hábitos não podem ser resumidos apenas a treino e dieta. Veja alguns deles para você aplicar imediatamente:

  • Dê atenção ao seu sono

Apesar de muitas vezes ser negligenciado, uma boa noite de sono tem efeitos poderosos na sua qualidade de vida. A privação de sono aumenta consideravelmente os riscos de doenças cardiovasculares, depressão, diabetes tipo 2 e obesidade. Por isso, desenvolver bons hábitos de sono tem um papel fundamental na manutenção da saúde.

Atitudes como não ingerir cafeína depois das 17 horas e não ficar no celular ou na televisão na hora dormir, irão contribuir diretamente para a garantia de um sono profundo e de qualidade. Além disso, garanta que você tenha, pelo menos, de 6 a 8 horas de sono durante a noite.

  • Tenha contato com a natureza

Diversos estudos já mostraram que o contato com a natureza tem um impacto na saúde do ser humano, trazendo vários benefícios. Ele ajuda na redução do estresse, trazendo calma e tranquilidade, podendo até ajudar nas tomadas de decisões necessárias.

Fazer caminhadas ou andar de bicicleta em parques e locais arborizados, ou até ter algumas plantas em casa, pode causar impacto positivo no seu dia a dia.

  • Passe tempo com amigos e familiares


Passar tempo de qualidade com as pessoas que amamos é um dos recursos mais eficientes para manter a saúde. Como visto anteriormente, a saúde não compreende apenas o físico, mas também o mental e o espiritual. Sendo assim, estar ao lado de amigos e familiares e nos relacionarmos com outras pessoas pode nos manter mais felizes.

Mantenha um relacionamento com as pessoas próximas a você e construa novos laços com pessoas novas. O ser humano é um ser sociável e estar rodeado de pessoas traz felicidade e longevidade

  • Medite


Muitos profissionais da saúde têm destacado o poder da meditação na saúde das pessoas. A meditação tem se mostrado um eficiente método para redução do estresse, ansiedade, comportamentos compulsivos e até diminuição da pressão, tão comuns nos dias de hoje.

Construir o hábito de meditar por alguns minutos todos os dias traz impactos positivos no médio e longo prazo, afetando não só a função cognitiva, como também no corpo físico. Vale repetir a famosa frase: mente sã, corpo são. Por isso, invista na prática de meditação, desacelere e tenha mais saúde.

Alimentação saudável


A saúde começa de dentro para fora. Se alimentar bem, com equilíbrio e com alimentos nutritivos traz benefícios incalculáveis ao corpo e à mente. Vale ressaltar que comer bem não é fazer dietas restritivas, mas sim ter uma alimentação variada e de qualidade, consumindo todos os nutrientes que seu corpo precisa.

Priorize os alimentos naturais como frutas, verduras, grãos, legumes, proteínas de qualidade e gordura natural dos alimentos. Uma alimentação balanceada traz disposição, energia, autoestima, maior resistência mental e vigor, além de resultados físicos favoráveis. Por isso, invista em uma alimentação saudável e veja os resultados acontecerem!

  • Exercícios físicos


Por último, mas não menos importante: realizar atividade física com constância. Um estilo de vida sedentário aumenta os riscos de doenças e mortalidade prematura. Adicionar na sua rotina exercícios físicos de sua preferência, sem dúvidas, é a chave para longevidade, autonomia e envelhecimento saudável.
Não espere chegar a doença ou a velhice para começar a praticar atividades físicas. Prevenir é sempre melhor que remediar, por isso, pratique atividades físicas regularmente.

Muitas pessoas têm dificuldade em manter a constância em, por exemplo, academias e aulas coletivas. Pensando nisso, muitas academias para ajudar, não só na gestão e funcionamento interno, mas também na motivação e acompanhamento individual e personalizado de cada um de seus alunos, têm investido em softwares.

Os softwares para academias têm contribuído cada vez mais na aderência e permanência do aluno na prática de exercícios, isso porque com o controle da sua evolução, facilidade de acesso, lembretes e avisos por mensagem, acompanhamento de faltas, promoção de aulas coletivas e atendimento integrado e personalizado, funciona como uma motivação a mais ao aluno a frequentar o local. Trazendo prazer e diversão aos momentos de atividade física.

Agora que você já descobriu os principais hábitos para manter um estilo de vida saudável, não perca tempo para colocá-los em prática! A hora de se dedicar a sua saúde é agora.

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