Exercício físico em academias: entenda seus benefícios e importância

Veja como frequentar uma academia pode aumentar sua qualidade de vida

Os benefícios à saúde da atividade física são incalculáveis. Não é à toa que a prática é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como ferramenta para manter uma vida mais saudável, com mais disposição e maior expectativa de vida.

No entanto, para poder usufruir dos benefícios dos exercícios físicos é importante o acompanhamento de um profissional qualificado para evitar lesões ou execuções erradas que possam comprometer seu corpo de alguma forma.

Pensando nisso, a academia se torna um ambiente ideal para prática de exercícios físicos, com equipamentos adequados e variados, estrutura adequada, profissionais para acompanhamento e inúmeras opções de exercícios disponíveis.

Confira neste artigo as diversas vantagens da prática de exercícios físicos na academia e entenda a sua importância!

  • Prevenção de doenças – O exercício físico é capaz de prevenir uma série de doenças associadas ao sedentarismo e ao mau funcionamento do corpo. Ele regula o colesterol, melhora o sono, é benéfico ao coração – diminuindo as chances de doenças cardiovasculares, reduz o risco de diabetes, hipertensão, derrame, osteoporose e várias outras enfermidades.
  • Manutenção da massa magra – Com o passar dos anos e a chegada do envelhecimento, o corpo sofre diversas transformações. A perda da massa magra é uma delas e é acentuada na velhice. Músculos fortalecidos são fundamentais para manter a autonomia e longevidade, oferecendo um envelhecimento com melhor qualidade de vida. Entretanto, não espere chegar na terceira idade para procurar uma academia, uma vez que quanto antes começar os exercícios, melhores os resultados no longo prazo. Um corpo com baixa quantidade de gordura e maior quantidade de massa magra, é um corpo forte e saudável. Portanto, procure uma academia para te ajudar nessa tarefa!
  • Melhora a qualidade do sono e respiração Um corpo saudável dorme bem. Se você tem problemas de insônia e não consegue dormir pelo menos de 7 a 9 horas por noite, pratique atividade física pela manhã ou tarde. Isso irá te fornecer mais energia ao longo do dia, além de te deixar com mais sono pela noite, ajudando dormir na hora correta. A respiração também se beneficia com os exercícios físicos. Ela fortalece o trato respiratório e diminui os riscos de doenças como asma e bronquite.
  • Controle de peso – A perda e manutenção do peso é o motivo que mais levam as pessoas a procurarem uma academia. Sem dúvidas ela tem um papel fundamental, aliada a uma alimentação saudável. O excesso de peso e obesidade são fatores de risco para diversas doenças crônicas não transmissíveis e doenças cardiovasculares, portanto, manter o peso dentro da faixa recomendada se torna imprescindível para manter a qualidade de vida. A musculação é uma excelente ferramenta na perda de gordura localizada e ganho de massa magra, podendo ser associada com exercícios aeróbicos e obtendo ainda melhores resultados.
  • Socialização – A academia também é um ótimo ambiente para conhecer novas pessoas e fazer amigos, principalmente nas aulas coletivas oferecidas muitas delas. Isso contribui para que você mantenha a constância, com amigos para acompanhar no exercício ou apenas por gostar de frequentar o ambiente. Além de fazer bem para saúde mental, que é tão importante quanto a saúde do corpo. Está em um ambiente que as pessoas buscam a mesma coisa que você, te deixa mais à vontade e estimulado a continuar.
  • Reduz estresse e libera endorfina – Reforçando a importância da saúde mental, o exercício físico libera endorfina nos treinos, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Então, é um ótimo remédio para aliviar o estresse de um dia corrido e dar um pouco de tempo de qualidade para seu corpo e mente.
  • Versatilidade Muitas pessoas já eliminam a opção de frequentar academias por não gostar (ou apenas achar que não gosta) de musculação. A verdade é que as academias oferecem uma diversidade de exercícios para serem feitos, seja nos aparelhos com pesos, aeróbicos ou aulas coletivas, satisfazendo todos os gostos. Você ainda pode combinar as opções disponíveis ao longo da semana, alternando para não enjoar ou desanimar. Realmente, não tem desculpas!
  • Orientação profissional – A presença de um profissional de educação física no ambiente das academias é um grande diferencial para garantir a execução correta dos exercícios, evitando lesões e dando a assistência necessária. Além disso, ele irá indicar os exercícios ideais para o seu objetivo e necessidades fisiológicas, melhorando os seus resultados, postura e qualidade corporal. Se possível, busque sempre uma academia que ofereça suporte com auxílio de aplicativos para professor e alunos, onde todos possam interagir, oferecendo mais qualidade à sua rotina de exercícios.

Diante de tudo o que foi exposto, deu para perceber a importância da prática de exercícios físicos e como a academia pode ser sua grande aliada. Os seus esforços são sempre recompensados e a sensação de dever comprido é inestimável.

Alcançar um objetivo estético e gerar uma transformação positiva no corpo é capaz de nos deixar extremamente satisfeitos e felizes, portanto, não subestime o poder que a prática de exercícios regulares exerce no seu corpo e na sua mente.

Além dos benefícios ao longo prazo, alcançando longevidade e qualidade de vida na velhice, uma vez que essa faixa etária se beneficia ainda mais com a preservação da massa magra e fortalecimento dos músculos.

Pare de procrastinar, matricule-se em uma academia de qualidade e dê uma chance a sua saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *