Fidelizar o cliente: 5 dicas para manter a academia sempre cheia

Veja os pilares fundamentais para manter os clientes satisfeitos

Atrair o cliente é só o começo do relacionamento com os alunos na academia. Fidelizá-los é o verdadeiro desafio e é um trabalho constante nesta jornada. Cuidar e atender os que já estão dentro da academia é tão importante quanto atrair quem está fora.

Todo mundo sabe que frequentar a academia pode ser ainda mais difícil para algumas pessoas, que acabam desistindo com frequência e cancelando a matrícula. O que torna a tarefa de retenção de alunos ainda maior por parte dos gestores. Contudo, com o crescimento e evolução do mercado, a forma de se relacionar com o cliente também.

Por isso, se tornou tão importante não negligenciar os alunos que já estão matriculados na academia, tanto para mantê-los na academia quanto para atrair novos clientes, uma vez que satisfeitos com o local, convidam amigos e familiares para frequentá-lo também.

Pensando nisso, nós trouxemos neste artigo algumas dicas que podem ajudar a melhorar a forma de relacionar com os alunos e assim, fidelizar os clientes. Quer saber como? Continue lendo até o final!

Atendimento
Não é segredo pra ninguém o que um bom atendimento é capaz de fazer por um negócio, e com as academias não seria diferente. Por isso, invista em profissionais capacitados e que saibam lidar diretamente com a clientela. Ser bem recebido em um local é o diferencial e um atendimento eficiente, atencioso e agradável faz qualquer pessoa voltar ali.

Em contrapartida, um atendimento ruim faz a pessoa não retornar ao local e ainda falar mal da experiência com outras pessoas, impedindo a chegada de novos potenciais clientes.
Treine todo o seu time, incluindo os professores, recepcionista e gestores para realizar um atendimento excepcional, tanto na primeira visita quanto no tempo de uso do local pelo cliente. Uma equipe qualificada custa quase o mesmo que uma desqualificada, mas é capaz de oferecer retornos muito maiores.

Infraestrutura adequada e de qualidade
Um ambiente seguro e acolhedor com certeza irá contribuir para manter a academia cheia. Local bem ventilado, equipamento de qualidade, com bom funcionamento e ambiente limpo já garantem conforto aos matriculados. Profissionais qualificados a disposição e organização também têm o seu papel. Outro ponto importante, é a manutenção preventiva dos aparelhos, mantendo-os em bom estado de uso.

Produza um sentimento de comunidade
O senso de pertencimento é capaz de impactar a pessoa de maneiras extremamente profundas. Criar esse senso de comunidade e pertencimento potencializa as chances de fidelizar o cliente. Fazer ele se sentir alegre naquele local, se divertindo e na companhia de não só professores e colegas de treino, mas de amigos. Criar laços reais.

É importante lembrar que essa postura deve começar nos profissionais e chegar até os alunos, sendo um trabalho desenvolvido em conjunto e com a participação de todos. Construa valores sólidos e garanta que todos estejam alinhados a eles.

Promova eventos, benefícios e promoções
Promover eventos coletivos e especiais, de acordo com alguma data ou época do ano, com recompensas e descontos, além de melhorar ainda mais o relacionamento com os clientes e entre eles, também pode ser uma ótima opção para atraí-los nas épocas de baixa, evitando desistências e matrículas canceladas. Os famosos “aulões” podem ser um ótimo momento de socialização e fortalecimento de laços, podendo ser realizados inclusive ao ar livre.

Softwares
A tecnologia está disponível e deve se tornar uma grande aliada na gestão do seu negócio. Ela é uma outra ferramenta que você pode usar para atrair e fidelizar clientes.

Usar os softwares como canal de comunicação vai fortalecer os laços, melhorar o atendimento e ainda ser possível coletar dados importantes, como frequência e outras informações comportamentais para análises.

Invista em um software específico para esse segmento. Ele possibilita o envio de mensagem de boas-vindas, feliz aniversário e alerta, de forma bem humorada, aos faltantes. Quanto maior a personalização e individualização na comunicação, maior a chance de ele se sentir querido no local e permanecer ali.

Colocando as dicas acima em prática, você já está no caminho certo para fidelizar clientes e manter a academia cheia o ano inteiro. Lembrando que sempre ouvir o que o cliente tem a dizer é fundamental para implementar melhorias e ajustes, além do cliente se sentir valorizado. Converse com os clientes, realize pesquisas e anote as sugestões para saber onde é possível melhorar.

Garantir um bom relacionamento com os alunos da academia é obrigatório e você observa o resultado nas taxas de crescimento de maneira consistente. Por isso, tire as ideias do papel, coloque-as em prática e garanta o sucesso do seu negócio!

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